Topo

Homens X Mulheres na Carreira Profissional

homen-vs-mulher

Na especialização de Coaching para Carreira que fizemos, um dos temas abordados gerou muita polêmica, os estereótipos ligados à carreira profissional. Por isso a questão deste artigo é ‘até que ponto as diferenças entre homens e mulheres são inatas e até que ponto elas são socialmente construídas’?

A ciência afirma que realmente existem diferenças biológicas e neurológicas. Um exemplo é a diferença descoberta por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, dos USA, que apontou uma diferença na morfologia dos cérebros, mais especificamente em uma área do córtex chamada de lóbulo inferior parietal (localizada um pouco acima das orelhas). Nos homens esta região é maior do lado direito e nas mulheres do lado esquerdo. Uma curiosidade é que a área direita é comprovadamente maior em físicos e matemáticos, por exemplo, em Albert Einstein.

Mas será que isso quer dizer que os homens podem ser beneficiados pelas ‘vantagens’ biológicas no que diz respeito às áreas das ciências exatas? E que as mulheres podem ser ‘beneficiadas’ no quesito da linguagem em geral?

A ciência diz que as diferenças morfológicas cerebrais são importantes, mas não definitivas; pois em termos de conhecimento e competência, todos nós homens e mulheres, possuímos o potencial para desenvolvermos qualquer coisa que desejarmos. Um exemplo disso, é que em atividades tidas como extremamente masculinas, existem mulheres que se destacam e vice-versa.

Em pesquisas feitas pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Havard nos USA, como o ensaio da pesquisadora Bridget Murray e em artigos da Associação Americana de Psicologia dos USA, é afirmado que os homens desde pequenos são induzidos a “suprimir suas emoções e a expressar sua raiva através da violência, em vez de fazê-lo de modo construtivo”.

A partir dessas pesquisas é possível dizer que sim, existem diferenças entre homens e mulheres, mas que os estereótipos ligados à carreira profissional são construídos pela própria sociedade e não pelas diferenças biológicas.

Pense um pouco sobre as diferença ligadas à carreira profissional. O que é mito e que é verdade em relação às diferenças entre homens e mulheres.

Você conhece algum mito sobre este tema? Compartilhe conosco!

Deixe seu comentário abaixo!

Abraços, Gi Isquierdo e Junior Souza

No comments yet.

Deixe uma resposta

Clientes & Parceiros